O Top 10 dos blogs portugueses no Feedburner

feedburner
Entre as ferramentas mais interessantes que surgiram para servir os bloggers está seguramente o Feedburner. O Feedburner oferece vários instrumentos para promover, monetizar e conhecer melhor a parcela da audiência que segue o blog através do feed rss.

Um desses instrumentos, possivelmente o mais utilizado pelos bloggers , é aquele que indica o número de subscritores que acompanham o blog num dado momento - o FeedCount. Esta informação assume-se a cada dia que passa como mais importante em comparação com outros indicadores como o número de visitas diárias ou o ranking no technorati, dado o crescente número de leitores que escolhe ler os seus blogs no agregador da sua preferência e por ser um indicador mais fiável da autoridade do blog na sua área e das preferências dos utilizadores. Tanto assim é que um conhecido motor de busca incorpora já nos seus resultados para blogs uma análise da utilização agregada pelos subscritores dos feeds de cada blog no agregador da empresa.

O feedburner não disponibiliza publicamente a informação pelo que tive que compilar manualmente um top 10 dos blogs portugueses no feedburner baseado na observação directa de mais de 100 blogs, mesmo quando o blog não apresenta o feedcount no seu template [2 novos blogs foram adicionados à lista]. Lá fora fizeram-se listas maiores dos 40 ou 100 mais lidos, mas a tarefa estará à partida facilitada quando se começa a contagem nos 400 000…

O primeiro blog da lista nacional é uma “surpresa esperada”: um site com um endereço praticamente novo. O blog deixou recentemente o blogger e fez uso do Feedburner para transferir os leitores sem que estes tivessem que mexer um link, outra das faculdades da ferramenta. O tema esse é que já tem barbas.

Os 10 12 blogs portugueses no Feedburner com mais leitores:

 


1º - Gatas-qb.net
(Não aconselho a seguir o link a quem esteja no local de trabalho…)


2º - Webtuga


3º -Ponto Media


4º - Obvious


5º - Mas certamente que sim!


6º - Rui Moura

Feed
7º -Boorlix

Feed
7º -Tugatronica

Feed
9º -Zone41


10º - Remixtures


11º -Economia e Finanças


12º - Na Web2

E algures lá para baixo…


Marketing de Busca

Notem que esta ordenação corresponde a uma observação ao longo de duas semanas. É possível que haja trocas momentâneas de posição entre os blogs, que poderão ou não ser confirmadas ao longo dos próximos dias. O feedburner é sensível à resposta dos leitores pelo que se parte da audiência estiver de férias isso vai-se reflectir no valor apresentado.

Como podem constatar esta lista é ainda incipiente e demonstrativa da fraca adesão dos blogs portugueses ao feedburner, para lá do universo tecnológico ou se preferirem das redes e planetas. É provável que daqui a 6 meses um novo top 10 (fica desde já prometido) inclua menos de metade dos actuais nomes se alguns dos pesos pesados da blogoesfera entretanto se aperceberem das capacidades do serviço. Para elaborar esta lista procurei em mais de 100 blogs, inquiri por email e ainda aliciei amigos a tornar público o feedcount do blog (só tinha 9 blogs com 100 ou mais…). Para publicitar o seu feedcount siga o seguinte percurso no site do Feedburner: Myfeeds > {seleccionar o feed }> Publicize > Feedcount.

Se nos próximos dias surgir algum blog actualizado regularmente e escrito em português que eu tenha ignorado na elaboração desta lista cá estarei para actualizar a entrada.

Se gostou desta entrada subscreva o Marketing de Busca e SEO por RSS ou directamente para o seu email. Privacidade absoluta.

Partilhar

Comentários

34 Respostas para “O Top 10 dos blogs portugueses no Feedburner”

  1. cenourinha a Maio 15th, 2007 9:56

    Eu acho que isso falha muito, não acho que o meu site tenha assim uma posição a nível nacional.

    Mas, vamos acreditar…
    :)

  2. António Dias a Maio 15th, 2007 10:22

    Eu confesso que também fiquei surpreendido com os dois primeiros mas os números do feedburner são normalmente de fiar. Aposto que tens mais de 50% dos leitores no GReader (no bloglines tens 23+ 10).

    Tenho uma teoria não confirmada de que entre o pessoal mais jovem e que aderiu mais tarde ao mundo dos feeds a esmagadora maioria vai pelo GReader, enquanto que os leitores que aderiram andam há um ano ou mais a percentagem de outros agregadores, mormente o bloglines, é superior. Dou-te como exemplos o Ponto Media (67 leitores + os que possam estar subscritos no pontomedia/feed/ ) e Blasfemias (59 leitores). Este último não tenho dados do feedburner para comparar.

  3. cenourinha a Maio 15th, 2007 14:47

    Tens aqui um relatório da semana passada dos subscritores:

    Subscritores WebTuga

    Logo à noite tento arranjar o de hoje, de momento estou clandestino numa rede wireless aberta num portatil dum colega… xD

  4. José a Maio 15th, 2007 16:28

    Tentei colocar este endereço http//violada_mas_nao_vencida.blogs.sapo.pt mas não aceita e não percebo porquê. Any help?
    Obrigado.

  5. cenourinha a Maio 15th, 2007 19:24
  6. Wilson a Maio 15th, 2007 22:55

    Nunca entendi muito bem a utilização do feedburner.

    Eu utilizo o rss por defeito do wordpress e o Opera como leitor de feeds..

    Não preciso de serviços de 3º para promover o blogue

  7. cenourinha a Maio 15th, 2007 23:30

    Wilson, não se trata apenas de promover, trata~se de ter mais estisticas do seu site… e também de poder fornecer uma newsletter configuravel gratuitamente.

  8. António Dias a Maio 15th, 2007 23:33

    José,
    deixa-me advinhar: escreveste p0rno na tua mensagem e o sistema impediu-te de publicar? É um novo pluin anti-spam que torna o filtro do Akismet efectivo em vez de ser o depositório de centenas de mensagens; tenho de o afinar para os nossos padrões mais liberais :P

    Cenourinha, o feedburner no boorlix é novo? Quando por lá passei, há coisa de 2 semanas não vi nada. Vou adicionar.
    Não fazia ideia que tinham tanta gente pelo netvibes, no meu são alguns poucos (%) se quiseres partilhar :lol:

    Wilson, a bem dizer ninguém precisa realmente do feedburner. Mas se usamos contadores e outros instrumentos porque não usar este que tem muitas outras faculdades? Para mim o feedcount é mais importante que o contador de visitas.

  9. cenourinha a Maio 15th, 2007 23:38

    Sr. Antonio Dias, sim está recentemente activo.

    Eu tenho muitos agregadores pelo Netvibes, pois o nosso feed aparece na secção recomendados…

    :)

  10. António Dias a Maio 15th, 2007 23:43

    Ai que tenho que meter cunha :)

    E não me trates por Sr., poça, às tantas ainda sou mais novo que tu (aproveito enquanto ainda estou nos 2…)

  11. cenourinha a Maio 15th, 2007 23:46

    Mais novo não és de certeza…
    xD

  12. António Dias a Maio 15th, 2007 23:58

    Finalmente percebo porque usas o nick cenourinha :D

  13. cenourinha a Maio 15th, 2007 23:59

    Olha, tive a ver o TugaTrónica e tem

    http://feeds.feedburner.com/tugatronica

  14. António Dias a Maio 16th, 2007 0:04

    220 ao momento. É melhor não continuares, estas-me a lixar a lista toda :)

  15. cenourinha a Maio 16th, 2007 0:43

    Adicionei alguns blogs ao feedburner… que ferramentas mais usam no feedburner?

  16. ricardo a Maio 16th, 2007 1:01

    No feedburner tenho a opcao de adicionar os links que foi catalogando no del.icio.us e pouco mais.

  17. António Dias a Maio 16th, 2007 1:22

    Essa do Del.icio.us não conhecia. Tb podes usar imagens, clips (links) do bloglines, FURL.
    ->Os links no fim de cada artigo (guardar, comentarios, del.icio.us, links, etc, pena que não se posssa traduzir (ver no “>feed, no fim da cada artigo)
    -> nao sei se se pode pegar em 2 ou mais fontes e juntar tudo no mesmo, gostava de o fazer com os artigos que escrevo no E&F;

    -> publicitar o feed tanto no blog (estara no novo template) como no email

    > Opção de colocar publicidade ou muito mais cool espaço para enviar notas/recados aos leitores sem interromper quem le no site. Tb em estudo/projecto.

    De resto mais nada. Ah, tenho 3 leitores do netvibes(!) e 7 no bloglines (na realidade sao 7+4, sendo que 4 estão no feed “original” do blog - eu assinei-me a mim pp para controlar. Estes 4 deviam estar incluidos nas estatisticas,sao servidos pelo feed do feedburner depois de eu ter instalado o feedsmith…)

  18. Paulo Querido a Maio 16th, 2007 2:22

    António, não podes “mashupar” dois feeds via Feedburner, mas podemos fazê-lo ao nível do servidor — e alimentar o Feedburner com o teu “mix” de RSS. Vemos isso por mail?
    No http://www.blogservatorio.info tens precisamente isso, um Feedburner, composto pelos blogues ali rastreados.

    Responder - http://www.blogservatorio.info tens precisamente isso, um Feedburner, composto pelos blogues ali rastreados.’); return false;”>Citar
  19. António Dias a Maio 16th, 2007 8:24

    Holy Cr@p, nunca tinha visto o gatas abaixo dos 1100!
    Como é possível, deve haver algum erro.

    Pensando melhor é capaz de não ser grande ideia agregar tb o que escrevo no E&F. Primeiro porque é este o feed que interessa às pessoas e não o feed do ADias, segundo tenho o feed agregado no PG e no blogroll do Digital do Publico e terceiro não escrevo muitos artigos por lá posso sempre colocar um excerpto como “publicidade” no feed ou ligar directamente do blog se se justificar.

    De qualquer forma muito obrigado, Paulo.

  20. cenourinha a Maio 16th, 2007 10:44

    Ui… hoje o Gatas tá a 300…
    lol

  21. Paulo Querido a Maio 16th, 2007 11:47

    Sim, é boa ideia essa: escrever aqui um teaser do post que escreveres no E&F. Faço muito isso com os meus textos no Expresso.

  22. Paulo Querido a Maio 16th, 2007 11:52

    Qto aos números, o Feedburner não costuma apresentar oscilações destas… No meu caso, e nos casos que conheço, há a normal oscilação do fim de semana. O Certamente! anda entre os 220 e os 300. Haverá varias explicações para os números dos 2 primeiros. Francamente, não acredito sequer que o Gatas tenha tantos leitores por RSS: é um blogue mais, hum, visual. Que explicações? Boa pergunta.

  23. Google compra Feedburner - Marketing de busca a Maio 23rd, 2007 22:47

    [...] o TC o Google terá já aceite pagar 100 milhões USD pelo Feedburner. Uma excelente compra do Google, caso se confirme o negócio e não só por causa do potencial [...]

  24. Rui Moura a Maio 27th, 2007 16:48

    Olha eu ali em 6º lugar :)

    Os números da minha feed costuma oscilar, no último mês, entre os 220 e os 250 subscritores, sendo que quase metade vêm do google reader.

  25. Links desta semana - Marketing de busca a Julho 13th, 2007 1:34

    [...] o seu feed, dispondo imediatamente das várias ferramentas do feedburner. Ou muito me engano ou esta lista vai em breve levar uma grande [...]

  26. Armando Alves a Setembro 13th, 2007 1:01

    Parace que o link-baiting continua a alimentar-se da publicação de listas, tops e ranking.

    A selecção apresentada é totalmente parcial e deixa de fora blogs óbvios para os leitores portugueses (abrupto, há vida em markl, etc).

    Ao menos podiam fazer um benchmark de jeito:
    http://adage.com/power150/

  27. António Dias a Setembro 13th, 2007 1:12

    Armando,
    eu não nego que esses blogs tenham mais leitores por feed do que a maior parte do que os que aqui estão. Agradecia era se me pudesses encontrar o link para o feed “feedburner” dos mesmos :)

    Outro aparte: Esta lista está datada. Não tenho a certeza quais, mas entretanto já vi vários outros blogs com mais leitores (e que na altura ou não estavam no feedburner, não tinham feedcount ou cujo numero entretanto cresceu bastante).
    A ideia não era tanto o linkbait como introduzir uma série de posts sobre blogs e optimização.

  28. Paulo Querido a Setembro 13th, 2007 2:10

    Caro Armando Alves, então é você quem anda a explicar ao Abrupto as maléficas técnicas usadas pelos B-bloggers para conseguirem uns pageviewzecos, como o link-baiting, os titles e o SEO! Agora percebi tudo! :)
    Humor de lado: considero as duas críticas desajustadas, além de extemporâneas. Em primeiro lugar, enferma da deformação de olhar. Se uma pessoa não quiser ser acusada de link-baiting, arrisca-se a nunca poder escrever um post em lista. Penso ser justo avaliar primeiro o blogue, é fácil distinguir entre os que vivem do link-baiting e os que não.
    Depois, porque é injusta. Os blogues que cita, e outros com audiências, não tinhm e penso que continuam a não ter, feedburner, pelo que nunca podiam figurar nesta lista.
    Não percebi foi o recado. O Power150 não é do campeonato de um post que introduz um tema.

    Agora: eu faço-lhe um serviço de benckmarking como esse. As a mater of fact, tenho um mas está demasiado alfa para partilhar e não tenho orçamento para pagar ao programador que começou o embrião. Estamos ansiosos por acção!

  29. Armando Alves a Setembro 15th, 2007 16:41

    Não ando a explicar, mas não me importo nada de esclarecer os leitores da natureza de algumas destas técnicas, que prejudicam o bom nome de quem tenta criar uma indústria a partir da web. Ou então, terei que que me conformar à ideia de que em todos os sectores há sempre alguns vendedores de banha de cobra.

    Quanto à duas críticas, não tenho nada contra as listas de links e tops, mas qualquer pessoa minimamente educada em SEO, sabe que são um dos métodos mais fáceis de obter visitas. Ora, se estamos num blog que trata do assunto, é mais do que justo que use as técnicas que apregoa.

    Quanto aos blogs que referi, tem toda a razão, não têm o serviço feedburner activo. Mas pode perfeitamente ir buscar vários exemplos que o usam e que ultrapassam largamente os números aqui expostos.

    A minha crítica vai sobretudo para a visão enviesada da lista. São critérios puramente arbitrários, pelo que mais valia colocar no titulo da lista: “top dos feeds dos blogs que eu queria que reparassem em mim, ou dos amigos que quero promover”.

    Como eu não vivo em função de rankings, mas sim em função dos leitores, estou-me perfeitamente a borrifar nos blogs que aparecem ou não, apenas estou a querer esclarecer que estas listas e tops, têm por vezes outras intenções latentes.

    Agradeço o interesse por fazer o serviço de benchmarking, mas se a Nielsen, ComScore ou Hitwise ainda não resolveram os problemas de métricas na web, não vai ser um programador a soldo que o vai resolver.
    Mas se realmente existir valor acrescentado para os leitores nesse tipo de serviço, terei todo o gosto em ajudar.

  30. António Dias a Setembro 15th, 2007 17:22

    Armando,
    francamente preferia que não me viessem deixar comentários mal educados neste espaço. Eu também não gosto quando me contradizem mas tenho normalmente o bom senso de não insultar o trabalho e a inteligência das pessoas.

    Preparei esta lista durante mais de uma semana, procurei informação de feeds que não estava disponível nos blogs dos próprios (ex: ponto média), analisei variações diárias, usei várias outras listas como referência e reconheci na altura as limitações da mesma -é só ler a entrada e os comentários com atenção.
    Não consigo imaginar outros blogs que poderiam estar aqui - na altura. Não actualizei nem o vou fazer, talvez um dia publique nova lista.

    Agradecia até que me indicasse quais os blogs que poderiam estar nesta lista (o que a julgar pelo seu comentário deve ser canja)- ie, que em meados de Maio tivessem regularmente mais do que 120/130 leitores segundo o feedburner e que preencham os seguintes critérios:
    -blogs portugueses,
    -escritos em português (o que excluiu o delaranja),
    -activos (o que excluiu um dos blogs do Pedro Timóteo, mais tarde movido para aartedeblogar.net e que entretanto parece estar outra vez “parado”) e, naturalmente,
    -feedcount activo.

    E quais destes critérios são arbitrários?
    Obrigado.

  31. Paulo Querido a Setembro 15th, 2007 17:51

    Caro Armando,

    “mas não me importo nada de esclarecer os leitores da natureza de algumas destas técnicas, que prejudicam o bom nome de quem tenta criar uma indústria a partir da web”

    Nesse caso, deixe-me dar-lhe a minha opinião: escolheu muito mal o local e o exemplo. Dispõe o Armando de uma gama imensa de exemplos muito superiores ao MdB quando falamos do uso de técnicas que prejudicam o bom nome de quem tenta criar uma indústria a partir da web. E não me refiro às empresas de marketing e publicidade que usam e vendem, o spam.

    “mas qualquer pessoa minimamente educada em SEO, sabe que são um dos métodos mais fáceis de obter visitas”

    Tem toda a razão. Minimamente educada. Tem toda a razão. Os nem sequer minimanente educados não fazem ideia. E os medianamente e maximamente educados sabem mais que isso e sabem que isso é bullshit talk de pessoas minimamente educadas em SEO que procuram fazer pela vidinha (been there).

    “Mas pode perfeitamente ir buscar vários exemplos que o usam e que ultrapassam largamente os números aqui expostos”.

    Acredito. Importa-se de me dar cinco exemplos de blogues portugueses com FeedBurner que ultrapassem largamente os números aqui expostos? Eu sigo poucos blogues portugueses, daí o meu interesse.

    “apenas estou a querer esclarecer que estas listas e tops, têm por vezes outras intenções latentes”

    Acima admitiu que um blog que trata do assunto é mais que justo que use as técnicas que apregoa. Estou confundido e não consigo ler os sinais de insinuações de sinais contrários. Onde quer chegar, precisamente?

    “Agradeço o interesse por fazer o serviço de benchmarking, mas se a Nielsen, ComScore ou Hitwise ainda não resolveram os problemas de métricas na web, não vai ser um programador a soldo que o vai resolver”

    Não posso aceitar esse tipo de desvio. Quem o leia agora pensará que propus um sistema de métricas com reconhecimento das indústrias dos media e da publicidade Ora, eu falei de um serviço como o Power150, que agrega resultados de diferentes serviços e constitui um índice que serve de referência a quem o reconhecer. Respondi-lhe que arranjava um serviço de benchmarking idêntico ao exemplo que veio aqui dar, o Power150, e que de resto tem também no seu blogue. Não falei de um sistema de métricas.

  32. Dicas a Outubro 17th, 2007 12:30

    É curioso ver que em 5 meses esta lista trocou um bocado as posições.

    Parabéns ao cenourinha, por tornar o webtuga o blog portugues com mais subscritores!

  33. Rui a Outubro 17th, 2007 19:14

    :)É parece que sim. O 2.0 Webmania não está lá e por este andar jamais estará :)
    Ó António esqueces sempre os mesmo :(

  34. António Dias a Outubro 17th, 2007 22:03

    Dicas (tens nome?)o webtuga não é o weblog português com mais subscritores, nem sequer aqui no feedburner (só o pplware tem quase tantos no GReader como os que vês hoje ali em cima).

    Rui, esta lista está datada e não a vou actualizar, pelo menos aqui nesta página - já 1 ou 2 meses vi o teu feed e vi que poderias estar aqui. Mas não só o tinhas escondido como, se bem me recordo na altura (Maio) nem sequer tinhas o feedcount público. Ou estou enganado? :-)

Deixe uma Resposta






Fechar
E-mail It